- LAWT
Visita guiada NOVA OEIRAS
PATRIMÓNIO MODERNO, NOVA OEIRAS
Visita Guiada ao Bairro Residencial de Nova Oeiras, com o Arquitecto José Manuel Fernandes , Sábado, 16 de Junho de 2018 às 16.00h

O Plano de Urbanização da Unidade Residencial de Nova Oeiras, desenvolvido entre 1953 e 1974, sob orientação do Arquitecto Luís Cristino da Silva, é um dos projectos mais bem sucedidos e qualificados no contexto do urbanismo moderno em Portugal, e ainda assim um dos menos conhecidos.
Pela sua excepcionalidade enquanto conjunto arquitectónico, urbanístico, paisagístico e de comunidade, o Bairro Residencial de Nova Oeiras foi proposto pela Câmara Municipal de Oeiras para a lista dos sítios candidatos a Património da Humanidade pela UNESCO, desde 2015 – e integra a Lista das obras marcantes do Património Moderno da Península Ibérica elaborada pelo DOCOMOMO Ibérico, desde 2017.
O processo de candidatura tem por base a informação em “O Livro de Nova Oeiras” (ed. da CMO, 2015), dedicado ao arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (projectista dos espaços públicos / verdes) e coordenado pelos arquitectos José Manuel Fernandes e Maria de Lurdes Janeiro, residentes no bairro.
#novaoeiras é um sítio notável, com mais de cinco décadas de vivência, integrando, num modelo misto, os princípios defendidos pela “Carta de Atenas” com os advogados pelo movimento das “Cidade Jardim”, e inclui igualmente o conceito da área central da “Unidade de Vizinhança”.
Projecto geral - arquitectura: Luís Cristino da Silva, Pedro Falcão e Cunha
Projecto de arquitectura paisagista: Gonçalo Ribeiro Telles, Edgar Sampaio Fontes
Paineis de azulejos por Rogério Ribeiro (1962), e baixo relevo por Carlos Nogueira (2005).
Moradias por Conceição Silva, Jorge Viana, Francisco Silva Dias, Vassalo Rosa, Simões de Carvalho, Bento de Almeida, entre outros.
INFORMAÇÕES

Post and photo credits: Lisboa Architecture Walks & Trips